Educação Holística

Educação holística

Nossa filosofia se baseia na constituição integral da criança, no respeito à sua individualidade e a compreensão da sua autonomia e capacidade para sentir-se seguro e confiante das suas escolhas e aprendizados.

Considerar a criança um ser humano independente, autônomo e confiante o ajudará na constituição da sua personalidade para que se sinta mais seguro e responsável pelo seu próprio aprendizado, tanto acadêmico, quando de vivência do mundo e das relações.

A primeira infância é o momento da vida onde se dá o mais intenso conhecimento de suas emoções, do seu corpo, da linguagem. Momento no qual se estabelece sua autoestima, sua segurança, sua curiosidade entre tantas outras possibilidades na sua relação com o mundo.

A Despertar acredita em uma nova geração de crianças que não aprende e se relaciona da mesma forma que nós, adultos, aprendemos no passado. O aprendizado se torna integrado e compreende não só o racional/cognitivo, mas também o emocional, o corporal, o intuitivo, as relações. 

Acreditamos na parceria família-escola nesta construção. As crianças pertencem a um sistema familiar que quando integrado ao sistema da escola promove a atenção integral e respeito ao seu desenvolvimento e a sua individualidade. 

Educar a criança holisticamente é considerar todo seu universo sistêmico, interno e externo.

Objetivos

Como escola que possui como missão integrar família-escola na formação do indivíduo e preocupada com o seu despertar interior, alguns objetivos são pretendidos:
  • Estar relacionada com o crescimento de todas as potencialidades da pessoa: intelectual, emocional, social, física, artística, criativa e espiritual;
  • Envolver os alunos de maneira ativa nos processos de ensino/aprendizagem e incentivá-los a ter uma responsabilidade pessoal e coletiva;
  • Nutrir uma relação professor-aluno igualitária, aberta, dinâmica e não limitada por funções burocráticas ou regras autoritárias. Um sentido de comunidade é essencial;
  • Interessar-se pela experiência vital e individual e não em habilidades básicas pré-definidas. A educação é crescimento, descoberta de uma vastidão de horizontes, é um envolvimento com o mundo, uma questão para compreender e dar sentido;
  • Estimular atividades com os pais e/ou responsáveis visando auxiliar no propósito da construção da aprendizagem;
  • Oferecer alimentação saudável com cardápio diversificado e diferenciado, estimulando experiências e práticas alimentares;
  • Utilizar veículos tecnológicos que facilitem a comunicação e relacionamento família-escola, mas tendo ciência da necessidade e importância do contato presencial como interação primordial.