Sobre a Despertar Educação

Entendemos que a melhor forma de ajudar a criança e ao mundo do qual ela faz parte é considerá-la repleta de potencialidades que, quando ofertadas através de práticas pedagógicas, educacionais e relacionais a mesma será capaz de se autoconhecer e fortalecer sua autoconfiança e autoestima.

Ao sentir-se segura e conhecedora de si própria, ela estará mais confiante para interagir com o ambiente e estabelecer relações. Segura e confiante de si e de suas potencialidades (cognitivas, motoras e afetivas) ela será capaz de contribuir para uma sociedade mais humana e respeitosa. Também com uma estrutura mais segura e confiante estará mais preparada para uma aprendizagem contínua, reflexiva e transformadora ao longo da sua vida acadêmica e profissional.

O ponto de partida é o cuidado e o respeito. Cuidado para estabelecer limites e não limitações. Proporcionar condições seguras e amorosas, demonstrar à criança a necessidade de cuidar de si própria, do seu corpo e da sua mente; cuidar do próximo e do meio ambiente. Manter-se em conexão e com a segurança necessária para despertar curiosidade de aprender o que seja de seu interesse.

Quem respeita uma criança respeita a vida. Respeito na Despertar não se limita a uma significância ética e moral. Respeito para uma criança significa não invadir desnecessariamente seus domínios, é ajudá-la a ser feliz para que possa expandir sua felicidade e fazer deste mundo um lugar mais feliz. O respeito às crianças surge, finalmente, quando concluímos que elas estão mais perto da verdadeira vida, do amor.

Nossos Diferenciais

O início da criança ao ambiente escolar reflete seu começo no mundo social do qual fará parte. É necessário respeitar não só a criança, mas também os sentimentos da família, neste novo momento tão marcante na vida de todos. Atenção e amorosidade em uma adaptação é tudo o que a criança precisa para se sentir acolhida.

Estar em conexão e juntos com as famílias é fundamental. A criança não é um ser separado escola x família. A nova era demanda um olhar para o sistema da criança e cuidar dele como um todo. Portas abertas, olhar individualizado e confiança são fundamentais nesta parceria.

O pequeno observa e aprende com o maior. O maior orienta e cuida do menor. Respeitando os ritmos, o físico e o emocional, crianças de diferentes idades podem conviver e aprender no mesmo grupo, cada um no seu tempo e movimento.  Cada ser é único e singular, assim como o seu processo de desenvolvimento. Achatar idades em padrões é uma das formas de mensurar para satisfazer adultos.

Aprender é natural e em nossa escola respeitamos a CURIOSIDADE e a INDIVIDUALIDADE. A Educação Infantil precisa oferecer respeito, escuta, oportunidades de escolha, desafios diversos e, muito tempo para BRINCAR. Colocamos a criança como ser ativo na construção de seu próprio conhecimento e o educador como facilitador desse processo, em uma rotina que garante o aprender pela exploração lúdica. 

Elas são os agentes do seu aprendizado. A escola é para elas. Como educadores ofertamos e mediamos este aprendizado. Ninguém aprende igual, nem todos tem o mesmo interesse, nem sempre o coletivo tem a disponibilidade sobre o assunto.

Uma estrutura alimentar se forma desde a primeira infância. Nosso cardápios semanais são elaborados pela nossa nutricionista. Não utilizamos açúcar em nenhum preparado, todas as refeições são feitas na cozinha escola, com pouquíssimo uso do sal e muitos temperos da nossa horta

O espaço da escola tem que ser fluído e permitir a expansão e criatividade. Um grande pátio para exploração, amplas portas de vidro para a luz entrar, espaços amplos para imaginar e construir, hortas suspensas, cozinha integrada ao refeitório e muita cor fazem da nossa estrutura física o ambiente ideal.

Todos da equipe são educadores, nosso propósito é cuidar de gente (adulta e criança). Cuidamos também dos nossos educadores. Nossas formações visam despertar o autoconhecimento de cada um  e como queremos transformar a educação de agora para um nova humanidade.

Conheça nossa Equipe Técnica

Nossa equipe de educadores é o pilar de sustentação do nosso propósito, desde a seleção até o acompanhamento individual de cada educadora.

Carla Campinho

Co- Fundadora e Diretora Geral

Meu propósito é ser um instrumento da educação da nova era e, em união com a equipe, fomentar ideias e administrar os recursos necessários para que a Despertar funcione plenamente, de forma rítmica e amorosa.

Rodrigo Zuhlke

Co- Fundador e Diretor Administrativo

Meu propósito é materializar as propostas que as educadoras inventam. Estar atento aos detalhes da estrutura física e dos recursos que precisamos no dia a dia. Também conduzo parte da formação das educadoras.

Paula Labanca

Psicóloga

Meu propósito é estar lado a lado das educadoras, das famílias e das crianças, observando, orientando e fazendo a interligação com um olhar sensível e sistêmico, contribuindo para que as relações fluam.

Istel Vieira

Auxiliar de Coordenação

Meu propósito é organizar os espaços, disponibilizar os materiais para que as atividades ocorram de forma leve e para que as educadoras possam estar inteiras e presentes com as crianças.