Nossa filosofia se baseia na constituição integral da criança, no respeito à sua individualidade e a compreensão da sua autonomia e capacidade para sentir-se seguro e confiante das suas escolhas e aprendizados.
Considerar a criança um ser humano independente, autônomo e confiante o ajudará na constituição da sua personalidade para que se sinta mais seguro e responsável pelo seu próprio aprendizado, tanto acadêmico, quando de vivência do mundo e das relações.
A primeira infância é o momento da vida onde se dá o mais intenso conhecimento de suas emoções, do seu corpo, da linguagem. Momento no qual se estabelece sua autoestima, sua segurança, sua curiosidade entre tantas outras possibilidades na sua relação com o mundo.
A Despertar acredita em uma nova geração de crianças que não aprende e se relaciona da mesma forma que nós, adultos, aprendemos no passado. O aprendizado se torna integrado e compreende não só o racional/cognitivo, mas também o emocional, o corporal, o intuitivo, as relações.
Acreditamos na parceria família-escola nesta construção. As crianças pertencem a um sistema familiar que quando integrado ao sistema da escola promove a atenção integral e respeito ao seu desenvolvimento e a sua individualidade.
Educar a criança holisticamente é considerar todo seu universo sistêmico, interno e externo.