Entendemos que a melhor forma de ajudar a criança e ao mundo do qual ela faz parte é considerá-la repleta de potencialidades que, quando ofertadas através de práticas pedagógicas, educacionais e relacionais a mesma será capaz de se autoconhecer e fortalecer sua autoconfiança e autoestima.
Ao sentir-se segura e conhecedora de si própria, ela estará mais confiante para interagir com o ambiente e estabelecer relações. Segura e confiante de si e de suas potencialidades (cognitivas, motoras e afetivas) ela será capaz de contribuir para uma sociedade mais humana e respeitosa. Também com uma estrutura mais segura e confiante estará mais preparada para uma aprendizagem contínua, reflexiva e transformadora ao longo da sua vida acadêmica e profissional.
O ponto de partida é o cuidado e o respeito. Cuidado para estabelecer limites e não limitações. Proporcionar condições seguras e amorosas, demonstrar à criança a necessidade de cuidar de si própria, do seu corpo e da sua mente; cuidar do próximo e do meio ambiente. Manter-se em conexão e com a segurança necessária para despertar curiosidade de aprender o que seja de seu interesse.
Quem respeita uma criança respeita a vida. Respeito na Despertar não se limita a uma significância ética e moral. Respeito para uma criança significa não invadir desnecessariamente seus domínios, é ajudá-la a ser feliz para que possa expandir sua felicidade e fazer deste mundo um lugar mais feliz. O respeito às crianças surge, finalmente, quando concluímos que elas estão mais perto da verdadeira vida, do amor.